Todo condomínio tem uma pessoa responsável por manter tudo funcionando corretamente e também a ordem do local. Essa pessoa é o síndico.
O síndico tem muitas obrigações e deveres que algumas pessoas desconhecem. Saber quais são essas funções é muito importante para que você possa recorrer a esse profissional no momento em que precisar, ou para colaborar com o seu trabalho.
Você quer saber mais sobre quais são as responsabilidades de um síndico? Confira então neste artigo tudo sobre esse profissional.
O que é um síndico de condomínio?
O síndico é na verdade aquela pessoa que representa legalmente o condomínio. Isso quer dizer que, diante de qualquer situação, ele é a pessoa que vai defender os interesses dos condôminos.
Além disso, ele é também a pessoa responsável por cuidar de todo o local e zelar pelo bem-estar de todos os moradores.
Todo condomínio precisa ter esse profissional, seja um condomínio de luxo como o Areia Leblon, ou qualquer edifício de periferia. Um condomínio não pode se manter funcionando se não houver um síndico.
Qualquer pessoa pode ser síndico?
Qualquer pessoa que more no condomínio ou um síndico profissional pode atuar nessa função, desde que a aprovação ocorra por meio de uma assembleia de condôminos.
No entanto, há um tempo limite para atuar nessa função, o prazo máximo é de dois anos. Mas caso os moradores gostem do trabalho do atual síndico, ele pode ser reeleito, de acordo com as leis vigentes.
O que o síndico não pode fazer?
O síndico não pode fazer o que quiser, ele tem limites. Ele não pode entrar em um apartamento sem permissão do morador. Também não pode fazer uma reforma no prédio sem antes consultar os moradores.
Não pode sair gastando o dinheiro com o que bem quiser. Não pode tomar qualquer decisão por conta própria, antes precisa fazer reuniões e assembleias.
Quais as responsabilidades de um síndico?
As responsabilidades de um síndico são muitas, entre elas estão:
Representa legalmente o condomínio
Em qualquer situação, seja ela um processo judicial ou não, o síndico é como se fosse o porta-voz dos moradores. Ele representa os condôminos, sempre buscando o melhor. É ele quem responde por qualquer coisa que ocorrer dentro do condomínio.
Impede que haja inadimplência
O síndico também trabalha para que todos os condôminos paguem suas contas em dia, para que dessa forma, ele possa pagar as contas do condomínio em dias, evitando a inadimplência.
Esse profissional precisa ter algumas qualidades para saber lidar com pessoas de todos os tipos, ainda mais quando o assunto é dinheiro.
Cuida da segurança de todos
A segurança de todos os moradores também está sob a responsabilidade do síndico. Ele precisa ficar atento a qualquer coisa que ofereça risco e providenciar que tudo seja resolvido o quanto antes.
Isso envolve a contratação de alguns profissionais, como também de algumas empresas especializadas.
Contrata os serviços necessários
Alguns serviços necessários são contratados pelo síndico, para benfeitoria de todos como, por exemplo, serviço de jardinagem, limpeza de piscina e outros.
Organiza reuniões
As reuniões também são formadas pelo síndico. Esses encontros são importantes para que vários assuntos sejam decididos e esclarecidos.