Estar com o nome negativado é um problema desagradável, porém, muito comum que atinge uma boa parte dos brasileiros.
Isso ocorre ao não pagamento de uma conta atrasada de um cartão de crédito para negativado autônomo — e demais cartões —, dando origem a uma dívida negativada, então todos estão sujeitos a passar por isso um dia.
Você sabe exatamente o que significa o nome negativado? Sabe como solucionar o problema? Confira a seguir para saber o que fazer caso aconteça com você.
O que é nome negativado?
Em algum momento da vida, você com certeza já deve ter ouvido alguém dizer que já esteve ou está com o “nome sujo”. Então, o termo “nome negativado” significa basicamente isso.
Em outras palavras, isso significa que você deve uma certa quantia a uma empresa e ela estabeleceu uma restrição devido à dívida.
E a negativação do CPF é exatamente o que acontece quando seu nome fica sujo. O Cadastro de Pessoa Física (CPF) e os dados do inadimplente (pessoa que está endividada), como o nome e o valor da dívida, ficam registrados em instituições de proteção ao crédito. E essas instituições são o SPC, o Serasa e o SCPC.
Porém, algo que vale a pena ressaltar, é que um erro comum que pode acontecer em alguns casos, é que nem sempre a pessoa que teve o nome inscrito está inadimplente. E o motivo disso pode ser algum erro de quem ofertou o produto ou serviço.
Outra questão que pode acontecer também, é que pode ser que algum terceiro seja o responsável pela dívida e a assumiu em seu nome. Portanto, quando ocorre esse tipo de situação de nome negativado indevidamente, o caso é passível de indenização. Fique atento!
Nome negativado: o que fazer para limpar o nome?
Como citado anteriormente, o nome negativado é um problema que atinge uma grande parcela de brasileiros e que traz muitas implicações negativas para o devedor.
E uma das maiores dúvidas de quem passa por essa situação, é saber como reverte-la e limpar o nome.
E pode até parecer algo simples — porque de fato é —, mas para mudar este quadro, você precisa apenas quitar suas dívidas.
No entanto, caso isso não seja possível de forma imediata, você pode entrar em contato com a empresa, fazer uma negociação dos valores e solicitar que a mesma retire todas restrições relacionadas ao seu nome no SPC ou no Serasa.
Como evitar que o nome fique negativado
Sabemos que situações como demissão de um emprego e algum problema de saúde repentino podem acabar fazendo com que acabemos caindo na lista de negativados sem querer. No entanto, a falta de disciplina na vida financeira é quem costuma ser a maior causadora dos nomes sujos.
Portanto, para evitar que isso aconteça, o ideal é que você adicione um planejamento financeiro em sua rotina para ter um controle maior dos seus gastos e evitar fazer compras além do necessário. Além disso, um planejamento também ajuda a monitorar a data do vencimento das contas e estar sempre atento aos dias corretos de pagá-las.