Diariamente, milhares de pessoas no mundo todo são diagnosticadas com esteatose hepática. Esse problema de saúde pode incapacitar a pessoa de fazer muitas atividades em seu dia a dia, além de contribuir para o surgimento de outras doenças mais sérias.
Por isso, é tão importante procurar um médico especialista em fígado logo nos primeiros sintomas. Mas quais são os sintomas da esteatose hepática, você sabe? Se ainda não sabe, é o que vamos ensinar a partir de agora. Confira os sintomas principais e outras coisas que envolvem esse distúrbio.
O que é esteatose hepática?
Esteatose hepática nada mais é que gordura no fígado. É uma condição em que as células do fígado estão com uma quantidade de gordura. Mas isso quer dizer que ter gordura no fígado é um problema sério? Não necessariamente!
A maioria das pessoas já teve ou tem gordura no fígado e somente isso não oferece riscos sérios à saúde. Mas quando existe um grande volume de gordura nesse órgão, então há um grave problema, que se não for cuidado da maneira correta e logo, pode causar outros sérios problemas como cirrose e câncer.
O que causa essa doença?
Muitos fatores podem causar essa doença como, por exemplo, o excesso no consumo de alimentos gordurosos, alimentos ricos em açúcar, uma grande ingestão de proteína, além de outras condições como obesidade, diabetes, colesterol alto, sedentarismo e o alto consumo de bebidas alcoólicas.
Quais os tratamentos?
É muito importante procurar um hepatologista, médico especialista em fígado, para tratar o problema. O médico pode recomendar para o paciente que foi diagnosticado com esteatose hepática, uma rotina de atividades físicas e alimentação saudável.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais ou exames de imagem como, por exemplo, uma ultrassonografia do abdômen. Por este motivo, é muito importante ter uma rotina de exames, assim o problema pode ser tratado logo que descoberto.
O que é preciso para prevenir seu aparecimento?
Para prevenir a esteatose hepática é preciso ter uma alimentação balanceada, com uma dieta saudável, evitando o consumo de muito açúcar, sal, proteína e álcool. Também é importante também é preciso seguir uma rotina de atividades físicas e também beber bastante água durante o dia.
Quais os sintomas de esteatose hepática?
Os principais sintomas de esteatose hepática são:
Incômodo no lado direito do abdômen
O lado direito do abdômen também apresenta sinais, e um deles é um incômodo. É nessa região que se encontra o fígado, por isso, quando surge um incômodo nessa região é um sinal significativo de acúmulo de gordura nessa região.
Perda de peso
Um dos principais sintomas da esteatose hepática é a perda de peso sem causa alguma. A pessoa começa a perder peso de repente, sem ter motivos aparentes. Quando isso acontece é preciso procurar um médico para saber o problema, que pode ser gordura no fígado.
Barriga inchada
A barriga inchada é outro sintoma de esteatose hepática. Todo aquele que apresenta um volume na região do abdômen é aconselhado a procurar um especialista médico. Além da barriga inchada também sintomas como muito cansaço, fezes claras, enjoos, vômitos, mal-estar e coceira na pele, são indicativos de esteatose hepática.