A economia brasileira, com todos os seus sobressaltos e crises eventuais, desafiam a capacidade do brasileiro de produzir, consumir e honrar seus pagamentos.
Quanto temos uma crise como a que acompanhou o país nos últimos 3 anos, com recordes de desemprego e pulverizando o poder de compra de milhões de brasileiros, o grande impacto acontece na capacidade de pagamento.
O resultado, infelizmente, são tantas pessoas que deixam de consumir e projetar algo em suas vidas porque está com pagamentos pendentes ou protestados, o famoso nome sujo que é um fantasma na vida do brasileiro.
E sabemos como um nome sujo pode atrapalhar a vida de uma pessoa. Mas como você pode sair dessa situação que incomoda tanto? Veja dicas para limpar seu nome no SPC e retorne a uma vida tranquila.
Com o seu nome limpo sua vida muda. Saiba mais sobre esses assuntos e mude de vida hoje mesmo.
Como limpar seu nome no SPC
01 – Pesquisar
Pesquise a sua situação de crédito no SPC, Serasa ou uma instituição da sua região que faça esse trabalho. Na resposta da pesquisa, você encontrará o nome e o telefone de contato do credor (ou credores) da dívida que negativou o seu nome.
02 – Negociar
Entre em contato com o credor e tente negociar nas melhores condições para você. Dependendo do tempo da dívida parada aguardando pagamento, o credor oferece um ótimo desconto para pagamento à vista ou parcela em boas condições.
O importante é ser sincero consigo mesmo sobre as possibilidades de pagar – o valor à vista ou a parcela – e expor a situação. É comum os credores serem sensíveis, pois muitos já dão o valor como perdido e até contabilizam como perda na virada do ano – a chance de desconto é ainda maior para recuperar o que for possível.
03 – Pagar e limpar o nome
Se a dívida for por cheque devolvido, você deve levar o pagamento efetuado ao banco para providenciar a retirada do seu nome; se a dívida foi protestada, você deve ir a um cartório. Nas dívidas com lojas e outras empresas, elas devem retirar o seu nome em um prazo de 5 dias úteis após o pagamento.
04 – Verificar
Você pode fazer outra consulta para confirmar se seu nome foi regularizado.
Dicas para seu nome não voltar para o SPC
Para não virar cliente do SPC, algumas dicas são úteis:
01 – Não empreste seu nome a terceiros.
02 – Avalie muito a necessidade de cada compra. Não compre por impulso ou porque está em promoção e o preço está ótimo. É importante fugir da tentação do consumismo, que é a maior causa de nomes negativados.
03 – Organize suas contas mensalmente, cada despesa e receita, para saber exatamente o seu saldo e verificar se vai gastar mais do que ganhar em algum momento.
04 – Tenha sempre uma reserva financeira poupada mensalmente para caso de ter dívidas que não possam ser cumpridas com a renda habitual.
05 – Se você chegar a um ponto financeiro crítico, priorize os pagamentos pelas contas de consumo (energia, gás, condomínio) e tente negociar as demais.
06 – Sempre tente renegociar uma dívida se achar necessário.