As 3 melhores dicas de decoração para cozinhas

As Kitchen Decorating Tips ou, em português, dicas de decoração para a cozinha, podem fazer toda a diferença para esse espaço em sua casa. Se antes o cômodo era considerado apenas como um ambiente associado às tarefas domésticas, hoje o local simboliza partilha, felicidade, sociabilidade e prazer. 

Afinal, a cozinha é responsável por promover os recursos necessários para a preparação e consumo de alimentos no dia a dia, com os amigos ou com familiares em datas importantes. Portanto, pensar em um espaço personalizado, aconchegante e confortável, pode fazer desses momentos ainda mais especiais. 

Assim sendo, o presente artigo tem o objetivo de apresentar as 3 melhores dicas de decoração para cozinhas, evidenciando as mais interessantes e que se aplicam a todos os estilos disponíveis para esse ambiente da casa. Não deixe de conferir!

Estilos de cozinha 

 

Existem diferentes estilos de cozinha disponíveis para te inspirar. Cada um deles possui características distintas e pode ser aplicado de inúmeras maneiras, considerando o orçamento que você tem disponível, a sua personalidade e também os seus gostos pessoais. Os principais, são: 

  • Rústico;
  • Retrô; 
  • Minimalista;
  • Escandinavo;
  • Moderno;
  • Industrial/Urbano; 
  • Folk;
  • Boudoir; 
  • Aconchegante; 
  • Barroco;
  • Tropical;

Vale pesquisar separadamente para definir qual é o mais interessante para a sua realidade. Também é possível customizar móveis para economizar na decoração.

Top 3 dicas de decoração para cozinhas

 

As dicas que aqui serão apresentadas correspondem a orientações gerais, que consideram os diversos estilos existentes. Você pode e deve adaptar o conteúdo abaixo demonstrado, para o estilo que escolheu. Acompanhe a seguir:

Armários

 

Os armários são itens indispensáveis para a cozinha, visto que permitem uma organização mais eficaz e promovem uma melhor distribuição do espaço nesse ambiente. Portanto, é importante considerar sua presença na hora de planejar ou decorar, a fim de garantir um bom resultado tanto visualmente, quanto ornamentalmente. 

Conforme mencionado nos tópicos anteriores, você pode adaptar o objeto para o estilo decorativo escolhido. Por exemplo, se a sua intenção é desenvolver os aspectos das cozinhas tropicais, você pode optar por móveis de madeira, com detalhes em azul, verde ou marrom. 

Lembre-se de conferir o espaço disponível em sua cozinha, antes de escolher um modelo de armário. Afinal, de nada adianta selecionar um móvel altamente qualificado, se ele não couber no ambiente. Caso a sua cozinha seja muito pequena, procure profissionais que produzam móveis planejados. 

Iluminação

 

A iluminação é um dos quesitos mais importantes de se pensar na hora de planejar a decoração de uma cozinha. O ambiente deve ser claro, dar a sensação de que a luz está entrando. Isso promove um aspecto aconchegante e pode fazer do preparo de refeições um momento muito melhor. 

Você deve adaptar a iluminação de acordo com o estilo escolhido para o ambiente. Por exemplo, se a sua cozinha vai ser do estilo industrial, opte por iluminação em trilhos, que dá um toque urbano e não deixa de fornecer a luz necessária. Não se esqueça da iluminação natural, investindo em janelas e integralizações. 

Plantas

 

As plantas podem (e devem) estar presentes em cozinhas dos mais diversos estilos. Você pode aproveitar o espaço disponível nas janelas ou mesmo confeccionar prateleiras personalizadas para dispô-las. 

Uma dica interessante é cultivar alguns tipos de hortaliças, como hortelã, orégano, alecrim, arruda, salsinha, cebolinha, entre outros. Os vasos ficam a seu critério e podem corroborar com o estilo do cômodo. 

 

Deixe um comentário