Autoestima e exercícios físicos: Entenda qual a relação entre os dois

Se sentir bem, confiante e seguro são fatores que fazem a diferença e influenciam no dia a dia de todos.

A autoestima é um assunto que tem estado em alta nos últimos tempos e muito se tem dito sobre como é necessário que ela esteja em dia, porém, mantê-la elevada quando se tem rotina acelerada não é uma tarefa tão fácil. Muitas vezes acabamos deixando nosso “eu” em segundo plano.

Por muitas vezes é difícil saber o que fazer e seguir dicas de como aumentar a autoestima nem sempre parece ser tão viável, mas é possível melhorar a autoestima com a realização de atividades físicas.

Os exercícios físicos têm um impacto muito positivo, tanto na saúde física, quanto na saúde mental, e é por isso que pessoas que praticam atividades físicas têm uma boa autoestima. Então, se você deseja entender qual a relação entre a autoestima e os exercícios físicos, já tira suas roupas fitness do armário e continua lendo a seguir.

 

Por que praticar exercícios físicos melhora a autoestima?

Existem quatro substâncias químicas que afetam a felicidade: endorfina, oxitocina, serotonina e dopamina, e a prática de uma atividade física também pode ajudar muito na liberação de endorfinas.

A prática de exercícios físicos melhora o fluxo de sangue no cérebro e aumenta os níveis de serotonina, que é a substância responsável pela sensação de bem-estar no nosso organismo.

Ao movimentar mais o corpo, você também gasta mais energia. Portanto, quem sofre com problemas de insônia, por exemplo, passa a conseguir ter uma noite de sono bem melhor.

Além disso, há ainda a melhora da capacidade de controle emocional, do humor e a redução da ansiedade. 

O que melhora?

Uma pessoa que pratica exercícios físicos e com uma boa autoestima relaciona-se melhor com as outras pessoas e, acima de tudo, consigo mesma.

Uma boa autoestima faz com que um indivíduo seja autoconfiante, o que faz com que seja mais seguro em sua vida pessoal e ambiente de trabalho, expondo suas opiniões e colaborando para a construção de ambientes e relacionamentos agradáveis. 

Portanto, é importante ressaltar que a autoestima depende de diversos fatores, como trajetória de vida, ambiente de convivência, aparência física e maneira que a pessoa lida com ela, condições psíquicas, aceitação, entre outros. A prática de exercícios físicos auxilia no processo de melhora do bem-estar e da qualidade de vida, principalmente quando realizada junto de outras atividades que oferecem prazer e satisfação. 

Quais atividades físicas fazer?

Uma das questões mais importantes é saber qual atividade escolher, e a dica para isso é fazer atividades que gosta, de forma regular.

Andar de bicicleta, fazer uma caminhada com os amigos, dançar ou ir à academia, não importa qual seja o exercício físico escolhido, pois fundamental mesmo é se dedicar e fazê-los de forma responsável, com o aval de um médico profissional.

A prática regular de exercícios irá melhorar não apenas a sua autoestima, mas também a saúde do seu coração, dos seus ossos e de todo o seu corpo.

Deixe um comentário