São muitos os motivos que levam a uma cesariana. Quem já passou por uma cesária sabe como pós-operatório pode ser bem complicado e doloroso nos primeiros dias.
Mesmo com toda campanha realizada em prol do parto normal, ainda existem muitas mulheres que escolhem pelo parto cesariano. Às vezes, a escolha não cabe a mamãe, uma vez que o bebê pode estar numa posição complicada ou correndo risco de vida.
Mas a questão é como se recuperar depois de uma cesariana. Para que a recuperação seja a melhor possível, é preciso prestar atenção a algumas coisas.
Tenha uma ajuda extra
Para se recuperar de uma cesariana é necessário que você tenha uma ajuda extra, seja de uma enfermeira particular ou de outro alguém. Você precisará de ajuda na hora de tomar banho e para colocar remédio nos pontos. Essa ajuda extra será muito importante também no momento de dar banho no bebê.
Tal pessoa vai poder auxiliar você nos primeiros dias pós cesariana, que é um período em que você sentirá muitas dores.
Evite fazer esforço
É muito importante que você não faça esforço nesse período, se possível use até uma cadeira de rodas RJ.
Jamais pense em fazer alguma atividade doméstica como, por exemplo, lavar roupas mesmo que seja em poucas quantidades ou limpar a casa ainda que seja no ritmo lento. Para isso é que você deve ter uma pessoa te ajudando.
Dedique seu tempo apenas para amamentar o seu bebê e curti-lo, evitando qualquer tipo de esforço. Você também pode alugar uma cadeira de rodas RJ para evitar o esforço de andar.
Cuidados com a cicatriz
Também é recomendado o uso de cinta pós-parto. Ela vai ajudar a reduzir o risco do aparecimento de seroma, que é o acúmulo de água debaixo da pele, no decorrer do pós-operatório.
Não se esqueça de sempre lavar bem as mãos antes de mexer na cicatriz para evitar possíveis infecções, e utilize sempre produtos neutros para fazer a higienização. Depois que retirar os pontos, use produtos recomendados pelo médico que atuarão como cicatrizante que ajudarão a deixá-las menos visíveis.
Jamais pegue em peso
Você vai sentir muitas dores e ter outras complicações após a cesariana, caso pegue em peso. Então, durante um período de vinte dias depois da cirurgia não pegue em peso algum, exceto no seu próprio bebê.
Quando for pegar em alguma criança de colo, você deve estar sentada e com cuidado para que ela não bata em sua cicatriz.
Utilize gelo para reduzir o incômodo
Nos primeiros dias é natural que você sinta alguma dor na região do abdômen, além do inchaço. Para diminuir a dor e inchaço você pode fazer compressas com gelo.
Essa compressa também pode ser feita na região da cicatriz, porém, não deve deixar molhar os pontos.
Já no caso dos inchaços, após umas semanas você pode recorrer a massagens e drenagens linfáticas para eliminar todo líquido acumulado durante a gravidez.
Durma de lado
Procure dormir de lado ou de barriga para cima nos primeiros vinte dias, mas nunca de barriga para baixo. Além das dores que você poderá sentir nessa posição, isso aumenta o risco de romper os pontos.
Faça exercícios físicos
É fundamental que após um mês da realização da cesariana você faça algum exercício físico. Entre esses exercícios estão a caminhada. O exercício físico vai auxiliar no fortalecimento dos músculos do abdômen mais rapidamente.