O ambiente do trabalho é um local onde devemos desligar aquela versão que nós estamos fora dali, para que possamos dar nosso melhor no lugar onde devemos trabalhar e nos comportar de forma adequada estando de acordo com os princípios da empresa.
Hoje vamos ver cinco dicas do que NÃO fazer no local de trabalho, para que possamos progredir na empresa e não correr riscos desnecessários.
Chegar atrasado
Ser pontual para algumas pessoas pode ser um desafio enorme. Isso realmente existe e deve ser trabalhado, nem que seja à força.
Quando você chega atrasado a um compromisso é como se demonstrasse que não respeita aquela pessoa que foi a seu encontro ou que não respeita aquela ocasião. De modo similar, chegar atrasado no trabalho pode demonstrar desrespeito para com seu empregador, além de ser um claro sinal de falta de profissionalismo.
Ter comportamentos negativos
Quando estamos com nossos amigos pode ser fácil apontar qual a característica mais forte de cada pessoa ali naquele grupo e por vezes é ainda mais simples apontar um amigo que sempre pensa negativo ou age assim.
Se no meio de amigos isso já pode se tornar uma situação difícil de suportar, imagina no ambiente de trabalho? Você deve se vigiar para não usar expressões negativas como “parece muito difícil”, “acho que não vai dar certo” e outras parecidas.
Reclamar também é um péssimo hábito no ambiente de trabalho, principalmente se a reclamação for sobre algum colega de trabalho (ou pior, do seu chefe).
Paquerar
Flertar no trabalho pode ser algo fatal para seu emprego. Isso porque o ambiente de trabalho não pode ser como um ambiente comum de convivência onde você pode fazer o que quiser, sem seguir as regras da empresa.
Sabemos também que uma empresa não pode proibir as pessoas de se relacionarem, mas o que é mais aconselhado aqui é definitivamente que você seja discreto (a).
Evite chegar passando cantadas em determinada funcionária (o), pois até essa funcionária pode te denunciar como assédio dentro da empresa. No entanto, procure saber qual a cultura organizacional da empresa em que trabalha para saber se existem flexibilizações para com este assunto.
Falar de seus problemas frequentemente
Falar de seus problemas pessoais no trabalho não é uma tarefa inteligente. Muito pelo contrário, evite trazer assuntos da sua vida pessoal, principalmente de forma negativa, para o ambiente de trabalho.
É saudável que você tenha com quem falar sobre seus problemas pessoais, porque todos nós precisamos disso. Mas você precisa ter uma pessoa (ou algumas) que sinta confiança o suficiente para poder falar dos seus problemas – nem que seja sua própria analista/terapeuta.
Falar de política
Num mundo polarizado, o nosso país acabou sendo influenciado pela radicalização onde as pessoas defendem posições ideológicas como uma religião, seu time de futebol ou como se sua vida dependesse daquele político.
Você precisa entender que a empresa deve ser um ambiente neutro desses assuntos, principalmente quando se tem outras pessoas na mesma sala que você. Talvez você e seus amigos tenham uma posição equilibrada sobre política, mas e outras pessoas na empresa? Você vai arriscar participar de uma discussão acalorada por tão pouco? Podendo até ser punido? Pense bem!