O sonho da maioria dos brasileiros é ter seu próprio carro, mas para alguns a primeira oportunidade é comprar um carro usado. Mas caso não tenham cuidado, esse sonho pode se tornar um pesadelo.
Muitas pessoas se iludem apenas com a oferta que é boa e esquecem de avaliar pontos importantes. Por isso, muitos depois que compram admitem que não fizeram um bom negócio e amargam o prejuízo.
Se você está pretendendo comprar um carro usado e quer se prevenir de ter prejuízos, confira algumas dicas importantes.
Preste atenção nos anúncios
A maioria das pessoas quando resolvem comprar um carro usado recorrem a internet. Nesse universo virtual é possível encontrar milhares de anúncios com diferentes ofertas. Por isso é muito importante prestar bastante atenção nesses anúncios.
Algumas negociações são feitas diretamente com pessoas físicas ao invés de empresas especializadas. Mas pela internet não tem como saber se a pessoa está mal intencionada.
Sendo assim, fique atento às fotos disponibilizadas. Elas devem ser atuais, tiradas em um ambiente claro e iluminado, e de vários ângulos. Não aceite fotos escuras ou muito elaboradas.
Indague sobre o motivo da venda e peça alguns dados do dono. Por exemplo, é fácil achar pessoas pelo CPF grátis, assim você poderá consultar alguns órgãos públicos para saber se há ocorrências ou infrações com determinado carro ou dono.
Veja o histórico do carro
Saber o histórico do carro é muito importante. Antes de realizar a compra, procure saber se o carro já passou por algum problema sério. Nessas transações é muito comum pessoas comprarem carros aparentemente em bom estado, mas quando na verdade estão cheios de problemas mecânicos e legais.
Você pode realizar uma consulta em alguns órgãos apenas com a placa do carro. Você também pode fazer a contratação dos serviços de uma empresa especializada em descobrir todo o histórico do veículo.
Avalie o estado de conservação
Verifique cada parte do carro usado para saber como está a sua conservação. Analise com cuidado áreas como lataria, faróis, bancos, rodas, painel e outras áreas que podem revelar problemas sérios.
Nunca subestime essa avaliação. O prejuízo pode ser imenso se você não prestar atenção, em algumas situações, o veículo pode oferecer risco de morte para quem usá-lo.
A dica é: faça a avaliação do estado de conservação do veículo sempre em um local bem iluminado. Dessa forma, você verá alterações na pintura, arranhões, amassados e outros pontos importantes.
Atenção a preços muito baixos
Essa dica é extremamente necessária, pois muitas pessoas se deixam levar pelos preços muito abaixo do mercado.
Não é uma regra, mas geralmente quando o preço é muito abaixo do esperado, alguma coisa errada tem. Por isso, desconfie.
Não quer dizer que uma pessoa não possa anunciar seu automóvel com desconto para vender logo. Mas esse desconto deve estar num parâmetro aceitável.
Faça um test drive
É fundamental que você faça um test drive antes de realizar a compra de um carro usado. Você só vai ter certeza de que está fazendo um bom negócio depois que você mesmo dirigir o veículo. E não se esqueça de pedir a ajuda de um mecânico para aprovar a compra.