Uma pessoa que não é acostumada a ler a Bíblia frequentemente, não consegue entender a importância que esta prática possui em nossas vidas.
São incontáveis os benefícios em estudar a Palavra de Deus. Confira a seguir alguns deles.
Você adquire mais sabedoria
Estudar a Bíblia é, sem dúvidas, uma das melhores coisas que um cristão ou alguém que deseja estar por dentro da Palavra deve fazer.
Em Salmos 119:98 diz: “Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo”, portanto quem ama a lei do Senhor e tem um contato próximo a ela, se torna naturalmente mais sábio.
Ser sábio tem a ver com enxergar a vida e tudo nela com mais profundidade, sabendo tomar as melhores decisões — de preferência quando agradam a Deus — e a bíblia tem esse poder.
Te dá mais compreensão
Ainda em Salmos 119, mas dessa vez no versículo 99, diz: “Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos”. Isso significa que a pessoa estuda a bíblia frequentemente e tem contato real com a Palavra de Deus, passa a compreender a vida e tudo ao redor além do que já havia aprendido ao longo do tempo.
Além disso, quem lê a bíblia frequentemente, possui mais compressão da compreensão da vida, dos acontecimentos, das provações e uma série de fatos que vivemos e que o mundo vive, muito mais do que as pessoas que não o fazem, pois estão ligados com Deus e têm consciência sobre seus planos e tudo aquilo que ocorre no mundo espiritual.
Mais força para desviar-se do mau caminho
Um dos maiores e mais poderosos benefícios que colhemos ao estudarmos a bíblia frequentemente, é o discernimento, a capacidade e a força de saber quando dizer não.
A pessoa que tem conhecimento da Palavra, compreende por quais caminhos deve seguir e tem consciência de que aqueles que não agradam ao Senhor a afastarão da porta estreita. Quem não possui tal conhecimento, não consegue dizer não ao que o mundo tem a oferecer.
Em Salmos 119:101 está escrito: “De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra”; saber desviar-se do mau caminho e ter a força para isso, é algo que só alguém que lê, absorve e segue a bíblia pode consegue fazer.
Te deixa mais perto de Deus
Por último, mas o mais importante, é que quanto mais você estuda a bíblia, mais próximo de Deus você fica.
Em Salmos 119:105, o salmista diz: “Eu declarei os meus caminhos, e tu me ouviste; ensina-me os teus estatutos”; neste versículo ele está fazendo uma oração a Deus e pedindo que que Ele o ensinasse os seus decretos para que pudesse corrigir aquilo que fosse necessário.
Mais à frente, em Salmos 119:47, ele diz: “E deleitar-me-ei em teus mandamentos, que tenho amado”; o que mostra que devemos não apenas ler a Palavra, mas amar o que nela há, pois só assim haverá uma verdadeira comunhão com Deus.
Portanto, crie o hábito de estudar a bíblia e praticá-la para desenvolver intimidade com o Senhor.