Escolher o primeiro automóvel é um momento muito esperado por muitos e uma das maiores conquistas que alguém pode ter.
No entanto, existem alguns passos necessários para realizar essa compra. Continue lendo a seguir para saber quais são.
1. Defina um valor limite para o automóvel
O primeiro ponto que deve ser avaliado antes de fazer a compra do primeiro automóvel, é quanto dinheiro você pode ou está disposto a gastar para comprá-lo.
O mercado automotivo — tanto de veículos novos quanto de usados — é bem amplo, tendo opções tanto de Carros Baratos quanto de carros mais caros, para os mais diferentes gostos e, consequentemente, perfis financeiros.
Portanto, avalie suas finanças pessoais, suas despesas atuais e futuras e também suas necessidades quanto à compra de um carro. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.
2. Pense nas suas necessidades
O sonho de comprar um carro pode acabar atrapalhando na escolha cem por cento correta do mesmo, pois algumas pessoas podem acabar se deixando levar pela beleza do modelo, apenas.
No entanto, a escolha do carro deve se pautar, primeiramente — e principalmente — pela necessidade. Isso significa que você precisa escolher um carro que seja compatível com a sua realidade, de sua família etc.
Se você já tem ou planeja ter filhos num futuro próximo, por exemplo, o ideal é optar por um modelo que ofereça maior espaço e conforto, além de priorizar a segurança.
Agora, se pretende utilizar o carro para uso diário, precisa levar em consideração um modelo mais econômico, pois o gasto com combustível pode pesar absurdamente no orçamento.
Como cada indivíduo possui uma necessidade específica que vai muito além da estética do carro, por isso, é fundamental listar as características que não podem faltar no automóvel que será comprado e focar nas necessidades acima dos desejos.
3. Entenda suas despesas
Outro ponto muito importante que deve ser pensado ao comprar o primeiro automóvel, é que os gastos na compra de um carro não se limitam ao valor do veículo, pelo contrário.
Todos os veículos, independentemente se forem novos, seminovos ou usados, demandam alguns custos extras que dependerão do modelo e do valor do mesmo.
Portanto, neste ponto, considere gastos futuros, como:
- Seguro;
- IPVA;
- Combustível;
- Revisões;
- Manutenções periódicas.
E tenha em mente que veículos mais sofisticados e de alto valor tendem a pesar mais no bolso do proprietário.
4. Faça test drives
Após ter em mente tudo aquilo que precisa em um automóvel, quais modelos atendem às suas expectativas e estiver com uma lista de modelos em mente, a melhor maneira de acabar com a dúvida de qual carro escolher, é realizando test drives. Afinal, nada melhor do que fazer uma escolha tão importante do que conhecer seu futuro carro na prática, não é mesmo?!
Fazer um test driver é importante porque alguns detalhes podem fazer uma grande diferença no dia a dia. Detalhes esses só são percebidos quando o usuário experimenta o carro.
Portanto, durante a experiência com cada modelo, não deixe de tirar o maior número de dúvidas possível para escolher corretamente.