O sonho de muitas crianças é ser médico. Quando atingem a maioridade, percebem que uma área dentro da medicina é fascinante, a área da infectologia. Descobrir novas doenças infecciosas e contribuir para a proteção da população é algo que nada pode recompensar. No entanto, é preciso deixar claro que essa área é uma das melhores dentro da medicina.
Quer se tornar uma médica infectologista bem sucedida? Então conheça agora alguns profissionais de medicina que são famosos e que serviram de inspiração para você!
O que faz uma médica infectologista?
O profissional que é especializado em infectologia é a pessoa responsável por descobrir e estudar doenças que são causadas por diferentes tipos de vírus, bactérias, protozoários, fungos, príons e animais.
Assim sendo, esse especialista faz o diagnóstico e atua para prevenir e tratar pacientes com doenças infecciosas causadas por inimigos invisíveis. Eles atuam em clínicas, consultórios e hospitais. Investigam e apresentam propostas para trabalhar na área da imunização, infecções sexualmente transmissíveis, medicina tropical, hepatites, infecção hospitalar e muito mais.
Como se tornar uma médica infectologista?
Para se tornar uma médica infectologista é preciso fazer faculdade de medicina na área e cumprir o período de residência médica. Com a especialização, a duração da residência é de 3 anos.
Além de ser formado em medicina, é necessário ter o registro médico e fazer Pós-Graduação em Infectologia.
Quanto ganha uma médica infectologista?
Um infectologista famoso chamado David Uip, ganha em média, por consulta, o valor de mil e quatrocentos reais. Esse valor é resultado de muito trabalho e dedicação durante muitos anos. Isso mostra que um infectologista pode ganhar muito bem, dependendo da trajetória de carreira.
A área de medicina infectologista pode pagar um salário no valor de sete mil reais, dependendo da instituição. Em alguns casos esse valor pode ser maior, chegando a treze mil reais por mês. No entanto, a média salarial dessa profissão aqui no nosso país é de oito mil e seiscentos reais.
Médicas infectologistas de sucesso
Alguns médicos e médicas formados nessa área, são referências nessa área para futuros formandos.
A partir de agora, você vai ver o exemplo de duas médicas infectologistas que hoje são bastante conhecidas aqui no Brasil e no mundo, que servem de inspiração para futuros médicos infectologistas.
Luana Araújo
Poucos conheciam a médica infectologista Luana Araújo até o dia em que ela precisou dar seu depoimento na CPI da covid, em junho de 2021. Com um currículo renomado na área da medicina, a médica é formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Saúde Pública em uma Universidade dos Estados Unidos.
Primeira brasileira a ganhar a bolsa de estudos Sommer, que reconhece alunos com alta competência acadêmica.
Margareth Dalcolmo
A médica Margareth Dalcolmo é formada em pneumologia, com doutorado em medicina pela Unifesp, além de ser pesquisadora da Fiocruz e integrante da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).
Com diversos artigos científicos publicados (no âmbito nacional e internacional), ela conquistou diversos prêmios e hoje, é inspiração para muitas mulheres que desejam ser médicas infectologistas de sucesso.