Cozinhar pode ser um dos principais desafios para quem está indo morar sozinho e para recém casados, principalmente para quem não possui muitas habilidades se tratando de culinário.
No entanto, se este é seu caso, separamos a seguir alguns segredinhos cruciais para você tirar de letra esse desafio. Confira!
Crie um cardápio
Uma das maiores e melhores dicas para quem está indo morar sozinho ou para quem acabou de se casar, é preparar um cardápio, pois é comum que alguém que não tenha o costume de cozinhar não tenha ideias tão claras.
Portanto, o segredo, neste caso, é criar um cardápio semanal ou quinzenal, porque dessa forma você terá tempo para buscar referências, verificar o que é preciso para as receitas serem preparadas, deixar os ingredientes comprados etc.
Se tratando de referências de receitas, o site Casa e Cozinha Receitas pode ser uma mão na roda para quem está em busca de inspirações deliciosas. Fica a dica!
Já para os ingredientes, independentemente do que deseja comer no dia a dia, a melhor dica para quem está construindo sua independência, é buscar por uma uma alimentação completa, com todos os grupos alimentares para garantir que sua necessidade de proteínas, vitaminas, carboidratos, grãos, alimentos integrais, dentre outros, estejam em dia.
Agora, sobre o cardápio em si, o ideal é que você ou seu parceiro o mantenham em um local de fácil acesso. É possível montar uma tabela com as refeições de cada dia e colá-la na parede da cozinha ou fixá-la na porta da geladeira ou, para quem prefere opções tecnológicas, montar um cardápio online.
Faça uma lista com os itens necessários
Depois que o cardápio estiver definido, prepare uma lista com todos os ingredientes antes de ir às compras, pois dessa forma você evita perder informações sobre as receitas definidas e não precisa sair do roteiro e acabar perdido, sem saber o que levar para casa.
Além disso, uma lista auxilia também com que você não compre itens não saudáveis e supérfluos e, consequentemente, economize dinheiro.
Estabeleça um orçamento
Dando continuidade ao tópico anterior em que foi citada a economia, saiba que estabelecer um orçamento é essencial.
Mesmo que atualmente os alimentos não estejam mais tão baratos, comprar ingredientes no supermercado ainda é uma opção mais barata do que fazer as refeições em restaurantes ou pedir comida pelos aplicativos de comida.
Portanto, você precisa estabelecer a quantia de dinheiro que você tem para gastar em comida para, a partir daí, definir o quanto é possível comprar e quais alimentos cabem no seu bolso.
Cuidados ao armazenar seus alimentos
Por fim, um dos maiores segredos para quem está se descobrindo na cozinha, é aprender como armazenar corretamente os alimentos.
Pode parecer algo bobo, mas é preciso tomar alguns cuidados ao congelar as comidas. Muitas pessoas têm os potes de plástico como aliados neste momento, por exemplo, mas eles são as opções menos viáveis, uma vez que os recipientes feitos com esse material são mais difíceis de lavar e retirar os resíduos e o mau cheiro, o que pode acabar influenciando o sabor de alimentos que serão preparados e armazenados neles futuramente.
Além disso, a escolha do recipiente deve ser correta, desde a refrigeração, até o descongelamento dos alimentos. Neste caso, os potes de inox podem ser as melhores opções, pois além de poderem ser aquecidos de forma segura, são fáceis de lavar.
Já os potes de vidro, mesmo sendo ótimas opções para o congelamento de comidas e de fácil limpeza, nem todos aguentam altas temperaturas; portanto, é preciso ficar atento ao fazer sua escolha.