TAG Dicas de Maternidade: Veja o que não pode faltar na rotina de sono do seu bebê!

Os primeiros dias e semanas de um bebê são muito desafiadores, sobretudo, para os pais. É um período de privação de sono e muitas dúvidas. É natural que alguns bebês acordem muitas vezes durante a noite, porém, os pais podem criar uma rotina para ajudar na qualidade do sono de seu pequeno.

Neste artigo, você vai ver algumas dicas importantes que não podem faltar na rotina de sono de seu bebê.

Crie uma rotina por definir os horários

É fundamental regular o relógio biológico de seu neném. Por isso, a melhor forma é definir os horários para tudo. Por exemplo, defina o horário de tomar banho, acordar, dormir, mamar, entre outros. Dessa forma, o pequeno vai conseguir saber a diferença entre dia e noite.

Promova um ambiente com pouco barulho e iluminação apropriada

As crianças precisam de um ambiente calmo para poder relaxar e conseguir ter um sono tranquilo. Por isso, ao se aproximar do horário do sono, evite locais barulhentos. Promova um ambiente calmo e tranquilo, com nenhum ou pouco ruído.

A iluminação também faz toda a diferença na qualidade do sono de seu bebê. Sendo assim, se possível, evite usar brancas. Prefira usar as luzes amarelas, pois são mais relaxantes. Dessa forma, o bebê vai ficar mais confortável e dormir tranquilo.

Não deixe seu bebê dormir fora de hora

Algumas mamães gostam quando o seu bebê dorme durante o dia, pois assim, conseguem fazer alguma coisa na casa ou até mesmo dormir. Mas esses cochilos fora de hora atrapalham na hora de dormir à noite.

Por isso, não deixe seu bebê dormir fora de hora, mantenha-o acordado para que ele durma melhor à noite.

Banho quentinho ajuda na qualidade do sono

Um banho quentinho é fundamental para ajudar no sono de seu neném. Para isto, um bom chuveiro elétrico já resolve o problema. Mas, caso você não tenha esse equipamento, pode esquentar a água no fogo mesmo.

A temperatura ideal é quando a água está morna para nós adultos. Além do banho, algumas essenciais também ajudam a ter um sono de qualidade. Neste caso, você pode usar lavanda ou camomila. Ela pode ser colocada no quarto e durante o banho.

Não vá até o quarto a menos que ele chore

Outra dica importante é evitar frequentar o quarto do bebê várias vezes à noite. Essa ação contribui para que o pequeno acorde, pois ele consegue sentir o cheiro da mamãe. Vá ao quarto apenas se o bebê chorar.

Não receba visitas depois do fim da tarde

Quando se tem bebê em casa, é natural receber visitas, mas elas não podem acontecer depois do fim de tarde. Isso estimula a criança que precisa se habituar com a rotina do sono. Por isso, estipule os horários de visitas e não aceite depois do fim da tarde.

Faça massagens relaxantes em seu bebê

Há várias massagens relaxantes que podem ser feitas em bebês, a shantala é uma delas. Para realizá-la basta ter um óleo vegetal apropriado para bebês. Os movimentos em várias partes do corpo do neném vai ajudá-lo a adormecer.

Deixe um comentário