Todos os dias são executadas forças-tarefas de operação policial em diversos postos de combustíveis espalhados no Brasil inteiro. A fraude é algo comum de se encontrar, nesses casos, como gasolina batizada e outros tipos. Por isso é essencial que você possa saber algumas coisas antes de abastecer seu carro.
Então, você vai encher o tanque? Confira algumas dicas que separamos para que consiga economizar e prevenir prejuízos no momento de passar nos postos de combustível!
Pague com cartão de crédito de benefícios
Uma das formas mais eficazes de economizar na hora de abastecer seu veículo é pagar com um cartão de crédito que ofereça benefícios e descontos. Hoje a oferta de cartões assim é maior que há alguns anos atrás, graças a popularidade que esse tipo de economia ganhou nos lares dos brasileiros.
A finalidade de pagar o abastecimento no posto de gasolina com seu cartão de crédito é somente para pontuar nos programas de benefícios de cartões que oferecem esse tipo de exclusividade.
O cartão de crédito Ipiranga oferece, por exemplo, um benefício de acúmulo de pontos (Km) através do programa Ponto de Vantagens.
O dono do cartão pode se cadastrar tanto no site dos postos Ipiranga quanto no próprio posto. E esse é só um dos cartões que oferecem esse tipo de economia. Ah, através desses pontos acumulados em cada abastecimento, você poderá abater no pagamento de futuros abastecimentos. Não é incrível?
Abasteça de forma frequente
Uma dica muito importante para a saúde financeira do seu bolso e para a saúde do seu veículo é por abastecer de forma frequente, isto é, com uma certa regularidade.
É essencial ficar atento ao fato de que todos nós estamos passíveis a imprevistos e se isso ocorrer com você enquanto seu tanque estiver perto de secar, poderá sofrer uma pane seca no meio da pista e isso pode gerar multa e também punição na carteira de habilitação como infração média.
Lógico que você não quer passar por esse estresse, podendo evitar abastecer sempre que ver o ponteiro do contador de combustível abaixo da metade.
Escolha o tipo de combustível certo e sua procedência
Depois de você passar a ter um veículo o mundo passa a ser mais incrível, pois, um novo universo de entendimentos vai surgindo e você precisa estar preparado para isso, se não, poderá pagar caro, tanto de forma imediata quanto no longo prazo.
Na atualidade os carros Flex já são bastante comuns. Por isso é ideal ficar de olho na escolha do combustível que você utilizará neste caso; Álcool ou Gasolina. Analise o preço dos dois tipos de combustível e escolha o melhor para seu bolso.
Mas fique atento porque existem três tipos de gasolina: a comum, aditivada e a premium. Cada uma dessas possui uma característica e especialidade que pode impactar positivamente ou não no seu veículo.
Numa rápida explicação, a gasolina aditivada se equipara ao preço da comum, mas a aditivada possui substâncias que servem para limpar e melhorar o rendimento do motor.
A gasolina Premium é mais cara por promover uma maior tecnologia de octanagem no motor, sendo que não são todos os veículos que podem utilizá-la. Por isso verifique sempre o manual do fabricante do seu veículo para saber todas as instruções ideais e evitar dores de cabeça.