Você sabe o que é uma fresa de metal duro?

As Fresas de Metal Duro são, basicamente, ferramentas de corte utilizadas especialmente para a usinagem, que é uma técnica que dá forma às matérias brutas, como, por exemplo, peças de automóveis. Interessante, não é? 

Então, se você deseja saber mais sobre a Fresa de Metal Duro pois pretende se especializar para trabalhar na área de usinagem ou simplesmente para ficar por dentro das suas vantagens e importâncias, continue lendo a seguir.

Entendendo o que são Fresas de Metal Duro

Como foi dito anteriormente, as fresas de metal duro são ferramentas de corte para usinagem. Elas são ferramentas usadas, especificamente, para cortar materiais duros, como placas, alumínios, placas, ferro etc.

A diferença de uma fresa tradicional para uma fresa de metal duro é, basicamente, a sua durabilidade e sua capacidade de fazer cortes sem quebrar, uma vez que para cortar um metal muito duro, é crucial que a ferramenta seja resistente para executar o serviço.

Além do ramo de automóveis, as fresas de metal duro são utilizadas também em construções civis e outros setores industriais, pois elas precisam ser extremamente resistentes, tanto aos materiais que farão fresagem quanto ao calor. 

Modelos de Fresas de Metal Duro 

As fresas de metal duro são produzidas em diversos modelos, sendo eles:

  • Fresas de Topo Reto (de 2, 3 e 4 cortes);
  • Fresas de Topo Esférico (de 2, 3 e 4 cortes);
  • Fresa de Topo (com haste reforçada);
  • Fresas de Topo Reto para Acabamento e para chanfrar;
  • Fresa Copiadora de topo esférico (de 2 cortes);
  • Fresa de Topo Esférico Cônica (tórica e ranhurar).

Vantagens da Fresa Metal Duro

As fresas de metal duro possuem uma altíssima performance para ferramentas de usinagem e possibilitam avanços de até 60% maiores e vida útil de 60 m com velocidade de corte a 300 m/min.

Já no tipo padrão, ela pode ser fornecida com quatro arestas de corte, corte ao centro, comprimento curto, longo ou extra longo (haste hb ou ha e hélice de 35/38, diâmetros de 6-20, 4-20 e 10-20 mm), tanto para usinagem de ações em geral quando aos aços de alta liga, ferro fundido e titânio.

Qual a importância das fresas de metal duro?

As fresas de metal duro são fundamentais para a indústria como um todo, pois como foi dito anteriormente, elas possuem uma performance de excelência e superioridade se comparada com as demais ferramentas. 

Além de serem muito resistentes às altas temperaturas, possuem uma vida útil, o que é uma grande vantagem para o profissional que manuseia, financeiramente falando.

No entanto, é muito importante ressaltar que é essencial procurar sempre por fresas de metal duro que sejam de boa qualidade para que não se quebrem facilmente em meio à utilização da mesma. 

Para finalizar, é importante ter conhecimento sobre sua importância, pois as fresas de metal duro são ferramentas de corte essenciais e precisam seguir à risca as normas padrões para que tragam os melhores resultados, tanto para a fabricação de peças quanto para a usinagem.

Deixe um comentário