Independentemente do tempo gasto planejando uma viagem, eventualidades sempre ocorrem, especialmente, em ambientes como aeroportos. Um desses imprevistos é bem corriqueiro, o voo atrasado.
Esses voos atrasados ocorrem com mais regularidade principalmente em tempo de férias ou nos períodos próximos a feriadões. Isso acontece por que a quantidade de pessoas querendo viajar é maior, aumentando o tráfego aéreo e o impacto disso reflete nos horários esperados para pousos e decolagem.
Não podemos esquecer que os imprevistos também acontecem por causa do mal tempo e por problemas técnicos nas aeronaves. Ou seja, o voo atrasado é um problema para todo viajante, principalmente se esse viajante precisa fazer uma conexão com outro voo ou se precisa resolver algo com hora marcada.
Se você viver uma condição dessas, saiba que as companhias aéreas são obrigadas a resolver esse problema. Conheça seus direitos e veja o que fazer se seu voo atrasar.
Peça informação por escrito
De acordo com a ANAC, o passageiro precisa ser informado sobre o seu voo atrasado, esse é um dos direitos. As companhias aéreas precisam passar a informação do atraso assim que tiverem conhecimento disso.
Por exemplo, em caso de overbooking, o que fazer? A companhia não pode esconder isso de você. Então, peça essa informação por escrito, que servirá como um modo de prova sobre o atraso do voo, caso seja preciso acionar a justiça.
Cobre assistência material
A assistência material é outro direito dos passageiros que tiveram seus voos atrasados e essa assistência deve ser gratuita. Ela ajuda a diminuir o desconforto durante o período de espera. De acordo com a ANAC, essa assistência se inicia a partir da hora combinada da decolagem.
Depois de uma hora de atraso, você tem direito ao acesso a internet e telefone, fornecidos pela empresa aérea. Depois de duas horas de atraso, a empresa aérea deve bancar os gastos com alimentação e depois de quatro horas de atraso, você tem direito a hospedagem e ao translado.
Solicite o embarque em outro voo
Mesmo que você perca seu voo devido ao atraso, você pode solicitar o embarque em outro voo. Isso pode acontecer nos casos de overbooking e você pode se perguntar: overbooking, o que fazer?
Solicite a acomodação em outro voo da própria empresa aérea, de acordo com a sua conveniência, em data e hora marcada por você. Você também pode viajar em outro voo da mesma empresa aérea ou de outra companhia que ofereça o mesmo serviço ou proporcional.
Solicite o reembolso
Depois do comunicado do voo atrasado, você também pode solicitar o reembolso do valor pago pelas passagens, esse é um direito seu caso não queira ser colocado em outro voo.
No reembolso estar incluído também as taxas de embarque e despacho das suas bagagens, caso tenha sido cobrado. Ainda que você viaje e durante a escala ou conexão seu voo atrase, você pode solicitar não só o reembolso integral como também a passagem de volta.
Reclame diretamente na ANAC
As companhias aéreas são responsáveis em situações de atraso de voo. Caso isso aconteça com você, procure o setor de atendimento da companhia e peça uma declaração de atraso ou cancelamento de voo.
Caso aconteça de alguma empresa aérea não atenda a essa solicitação, você precisa reclamar diretamente com a ANAC. E caso você deseje, poderá entrar com uma ação na justiça contra aquela empresa aérea.